segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

25 de Abril a partir do Brasil (comemorações adiantadas no lixo)


Chico Buarque "Tanto Mar":

"(...) Num show com Maria Bethânia, no Rio, onde houve um problema com a canção tanto mar, outra surpresa: o censor encarregado de encrencar com a música era Augusto da Costa - ninguém menos que o zagueiro Augusto da seleção de 1950, em cuja jurisdição, ou quase, o ataque uruguaio enfiou aquelas duas bolas no fatídico 16 de julho. "Porra, Augusto, você perde a copa e ainda vem me aporrinhar.." disse Chico. O zagueiro chutou a responsabilidade pra cima dos cartola. Tanto mar passou, mas sem letra."


Letras:


"Tanto Mar" - 1975 

(Primeira versão: Letra original, censurada pela ditadura militar no Brasil da altura. Gravação editada apenas em Portugal, em 1975.)



Sei que estás em festa, pá

Fico contente

E enquanto estou ausente

Guarda um cravo para mim


Eu queria estar na festa, pá

Com a tua gente

E colher pessoalmente

Uma flor do teu jardim


Sei que há léguas a nos separar

Tanto mar, tanto mar

Sei também quanto é preciso, pá

Navegar, navegar


Lá faz primavera, pá

Cá estou doente

Manda urgentemente

Algum cheirinho de alecrim



=========================


"Tanto Mar" - 1978 

(Segunda versão-Gravação editada no Brasil)


 

Foi bonita a festa, pá

Fiquei contente

E inda guardo, renitente

Um velho cravo para mim


Já murcharam tua festa, pá

Mas certamente

Esqueceram uma semente

Nalgum canto do jardim


Sei que há léguas a nos separar

Tanto mar, tanto mar

Sei também quanto é preciso, pá

Navegar, navegar


Canta a primavera, pá

Cá estou carente

Manda novamente

Algum cheirinho de alecrim

4 comentários:

Henrique Maia disse...

Apareceste! Como correu a tua licença sabática?

Unknown disse...

À Simone de Beauvoir dá-lhe imensas náuseas os comentários que não têm nada a ver com as postas. - Fadase, tem lá calma mulher!

Henrique Maia disse...

Tens de lhe dizer para ter calma. Na internet é assim mesmo.

Henrique Maia disse...

Diz-lhe para fumar um fininho.