quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

"Do Easy" (DE) William Burroughs / Gus Van Sant

"DE" -  A filosofia de vida do futuro... agora! (para mongos e não-mongos)
A "short story" de William Burroughs "Do Easy" (DE), deu origem à primeira curta do realizador Gus Van Sant, que na verdade queria fazer uma longa mas não arranjou fundos suficientes para isso.
"The Discipline of DE", assim se chama a adaptação do conto para o ecrã, foi o primeiro projecto de Gus Van Sant, em 1982, que deu origem à curta-metragem com 9 minutos. Marcou o início do interesse do realizador pelo autor de "O Festim Nu".
"Do Easy" é uma maneira de fazer. É uma maneira de fazer tudo o que fazes. Do Easy significa simplesmente fazer o que quer que faças da maneira mais fácil e relaxada que conseguires, que é também a maneira mais rápida e eficiente, como vais descobrir à medida que fores avançado na Do Easy." Assim começa o conto, que é uma espécie de filosofia de vida, que se "aplica a todas as operações processadas dentro do corpo... Ondas cerebrais, digestão, pressão arterial e batimentos cardíacos...", diz Burroughs.
"Do Easy" (DE)
O conto de William Burroughs: http://www.yellowpress.org/Do%20Easy 
"The Discipline of DE"

3 comentários:

Pedro Gaspar disse...

O método "DE" é uma espécie de "KISS".

Gostei da lógica.

Anónimo disse...

KISS, my arse!

"(...)Use just the amount of force necessary to get the object from here to there. Don't fumble, jerk, grab an object. Drop cool possessive fingers onto it like a gentle old cop making a soft arrest (...)."

Just read the short story.
William Burroughs ruleeezzzzz!!! loooolll1l

Henrique Maia disse...

Muito bom. Acho que me vou tornar adepto do DE.