terça-feira, 10 de maio de 2005

A dúvida de Coriolis



Ontem aprendi algo muito útil e deveras perturbante. De vez em quando ouvem-se umas coisas interessantes daqui de dentro, as pessoas passam por aqui, sentam-se na pedra de mármore, conversam, discutem, etc e um tipo aqui não pode deixar de ouvir, que remédio! É uma maldição. Mas por vezes até compensa estar aqui na cova.

Ontem à tarde a conversa entre 2 marmelos que aqui apareceram foi avassaladora, tão avassaladora que nem dormi nada hoje à noite (excusado será dizer que a porca da Simone roncou que nem uma porca, a inculta!).

Passo a explicar o que me manteve acordado toda a noite:

A água quando sai pelo ralo da bacia, da sanita, do bidé, da banheira, etc sai sempre em rotação no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Isso acontece porque estamos no hemisfério norte.

Chama-se a força de Coriolis.

Se tiverem uma força a contrariar a direcção dessa rotação é claro que vai rodar na direcção contrária, mas quando as duas forças se equilibram a tendência é a água começar a rodar outra vez no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

Mas ontem também ouvi que isto é uma farsa! Que esta força é fraca demais para afectar objectos tão pequenos como a água da banheira.

Não sei em quem acreditar! Será que o Coriolis era um mentiroso e aldrabão?

Alguém pode fazer essa experiência aí fora, por favor?

É que aqui dentro não tenho nem lavatório, nem banheira, nem sanita, nem o raio que o parta!

Obrigado.

Jean Paul Sartre

link

1 comentário:

Unknown disse...

FODA-SE!!! NINGUÉM É CAPAZ DE ME AJUDAR! CAMBADA DE DESINTERESSADOS!